DESCRITIVO_
Participação do 8º Desafio Tok&Stok e Design ESPM SP, que consistia no desenvolvimento de uma linha de estamparia para roupas de cama e linha de louças dentro da tendência Urbano Caleidocolor.
8º DESAFIO TOK&STOK
ESTAMPARIA E IDENTIDADE
DURAÇÃO_
3 meses (2020-2)
REALIZAÇÃO_
João Vitor Alves e Lucas Sitta
ORIENTAÇÃO_
Profa. Mara Martha
SOFTWARES_
Adobe Illustrator e Adobe Photoshop
O PROJETO
Esse projeto acontece a partir de uma parceria entre o Design ESPM e a Tok&Stok, no formato de um concurso, no qual os alunos devem desenvolver um design de estamparia para linha de cama e de louça, com inspiração numa tendência já existente da Tok&Stok, que eles mesmo propõem para os alunos. A tendência escolhida para esse desafio foi a Urbano Caleidocolor, inspirada no caleidoscópio, com características claramente oitentistas, tem tons vibrantes que se misturam com cores rebaixadas criando bastante movimento e nuances. Ela apresenta 4 opções de estilos de design: o Memphis, o Street Art, o Escandipop e o Smart Design.
Urbano Caleidocolor
Street Art e a Música
A partir da tendência, nosso recorte foi o Street Art, com inspiração no artista Keith Haring, e a Música dos anos 80.
Os anos 80 foi um período de muitas revolução, tanto no street art, quanto na música, e a partir da análise de Partituras Musicais, encontramos bastante da personalidade e do ar revolucionário dos músicos da época.
Iniciamos nossos caminhos criativos buscando traduzir os detalhes e os ”rabiscos” que encontramos nas partituras musicais e chegamos num resultado bastante interessante.
Caminhos criativos
O LOGOTIPO
No jazz, Groove pode ser entendido como uma unidade rítmica persistentemente repetida, e que também é relacionado às mudanças de padrões no ritmo da música. Assim como nome de nossa coleção, o logo busca expressar a repetição e movimento que notas musicais possuem em uma composição.
CONCEITUAÇÃO
Os anos 80 é marcado como um ano de grandes revoluções e revelações na música, como a popularização dos walkmans e produção do álbum thriller do cantor norte americano Michael Jackson, que fez sucesso mundialmente. Atualmente, esta influência dos anos 80 encontra-se presente em séries como Stranger Things e produções músicas como videoclipes do cantor The Weeknd.
Diante disso, buscamos como forte influência gráfica o street-art, mais especificamente a identidade visual do artista Keith Haring, com utilização de traços mais limpos e claros, e sua repetição de símbolos. E relacionamos esta identidade ao processo de produção musical com rascunhos e traços
rápidos de grandes compositores ao escreverem suas melodias em partituras.