DESCRITIVO_
Processos de modelagem e renderização 3D de objetos, interior de ambiente e de uma construção humana exterior.
3D's
MODELAGEM E RENDERING
DURAÇÃO_
2 mês (2021-1)
REALIZAÇÃO_
João Vitor Alves
ORIENTAÇÃO_
Prof. Carlos Eduardo Nogueira
SOFTWARES_
Autodesk Maya
O PROJETO
Esse projeto foi dividido em 3 etapas, visando o melhor entendimento da plataforma e dos conceitos base do 3D. A primeira etapa foi a modelagem e renderização dos objetos, que apresentaram uma complexidade menor. Utilizei formas geométricas e recursos de extrusão para chegar no resultado final, os materiais foram todos baseados nos dos objetos reais, metal, plástico e couro.
Na segunda etapa, já com maior conhecimento dos processos e recursos do Maya (software 3D), iniciei a modelagem do interior de uma nave espacial, com inspiração em filmes de ficção científica.
Essa criação já exigiu recursos mais complexos de iluminação e modelagem, para que o resultado tivesse o nível de detalhes com maior impacto visual e a composição se tornasse mais expressiva.
A terceira e última etapa trouxe um desafio diferente, pois optei por recriar o prédio da Bauhaus em Dessau, o que acabou exigindo de mim um nível bastante elevado de conhecimento do software, já que o resultado final era um prédio de tamanho considerável com características muito marcantes, janelas grandes de vidro e uma geometria impecável.
Utilizei bastante recursos de extrusão e de repetição de formas, buscando o tamanho e as proporções reais do prédio, o rendering nesta modelagem foi o mais desafiador das três etapas, já foi necessário a simulação da luz do dia e da noite.